quinta-feira, 7 de maio de 2009

Central Park, numa quinta-feira, bichos... e mais um dia nesta cidade fascinante!



"This Happy Madness", com Frank Sinatra



This Happy Madness
Esta Feliz Loucura
What should I call this happy madness that I feel inside of me?
Sometime of wild October gladness that I never thought I'd see
What has become of all my sadness, all my endless lonely sighs?
Where are my sorrows now?
What happened to the frown and is that self contented clown
Standing grinning in the mirror really me?
I'd like to run through Central Park, carve your initials in the bark
of every tree I pass for every one to see.
I feel that I've gone back to childhood and I'm skipping through the wildwood,
So excited that I don't know what to do.
What do I care if I'm a juvenile I smile my secret little smile
Because I know the change in me is you.
What should I call this happy madness all this unexpected joy
That turned the world into a baby's bouncing toy.
The gods are laughing far above, one of them gave a little shove
And I fell gaily, gladly, madly into love


O que eu deveria ligar para esta feliz loucura que eu sinto dentro de mim?
Algum dia de outubro selvagem alegria que eu nunca pensei que eu iria ver
O que aconteceu com toda a minha tristeza, todas as minhas intermináveis vistas solitárias?
Onde estão as minhas tristezas agora?
O que aconteceu ao brotado e é que palhaço auto contentou
Permanecer sorrindo no espelho de fato eu?
Queria passar pelo Central Park, esculpir suas iniciais na casca
De cada árvore que eu passo para cada um ver.

Eu sinto que eu voltei à infância e estou saltando pela floresta selvagem
Tão animado que não sei o que fazer.
O que me importa se eu sou um imaturo e eu sorrio meu secreto sorrisinho
Porque eu sei que a mudança em mim é você.

O que eu deveria ligar para esta feliz loucura, toda essa alegria inesperada
Que transformou o mundo em um brinquedo de bebê.
Os deuses estão rindo muito acima, um deles deu um pequeno empurrão
E eu caí alegremente, contentemente, loucamente no amor




Levantei hoje com fé que o dia amanheceria sem chuva aqui em Manhattan e subir tranquilamente o Central Park, pelo lado esquerdo. É um trajeto de um pouco mais de 01 hora, mas considero relaxante para terminar a semana e ainda sendo uma atração barata.

Ok..., mas não fui até o fim do parque. Acabei me perdendo rsrs... Rodei várias vezes quando cheguei no meio, e acabava chegando no mesmo lugar. No entanto, não há problema, porque eu já conheci a região imensa, que é descendo (em relação ao que vi num mapa local)... Então, numa rua 100 (poraí), fui pegar um ônibus na avenida Madison, mas um cara me viu procurando a placa do ponto de ônibus e disse que não adiantava e era melhor eu pegar na outra avenida. "Acho isso o máximo!". O povo aqui sorri, ajuda e fala como se todos fossemos "brothers". Coleguismo sem igual!!

Mas, olhando no meu mapa de linhas de ônibus e metrô (meu fiel e fundamental amigo), vi que tinha uma estação de metrô próxima e resolvi pegar o transporte de outra forma mesmo. Então peguei um metrô para o Bronx e saltei numa avenida quase próxima ao Jardim Botânico de Nova Iorque. E fiquei conhecendo o bairro, que é mais "latino" (achei, não só por que eu ouvia muita gente falando espanhol, mas também haviam restaurantes mexicanos e placas em espanhol. Outro ambiente, mas bem mais subúrbio mesmo.

Quando cheguei na rua do Jardim Botânico, fui andando e apreciando, mas decidi não entrar. Mudei o roteiro de uma hora para outra!! Pensei: "Já vi tanta árvore no Central Parque, pássaros, patos e, novamente, esquilos, além de sentir o cheirinho das flores de algumas árvores no caminho (que é forte) e me perguntei o porquê andaria num jardim botânico, se o Central Parque parece um e ainda tem a vantagem de ser gratuito". Então, fui para o Zoológico do Bronx, que ouvi dizer ser o melhor de Nova Iorque e fica ao lado.

Chegando lá, crente que era o mesmo preço do espaço ao lado (seis dólares), fui entrando e perguntando quanto era (mania minha rsrs...) e o cara me disse que custava quinze dólares. Uau!! Então eu disse que ok, mas preferia não entrar e agradeci. Então ele falou: "O parque é mais barato (doações/gratuito) na quarta-feira". E eu expliquei que tinha vindo do Brasil e não dava para visitar numa outra quarta-feira. Acho que fiz uma cara de tristinha e ele simplesmente me entregou um mapa (a entrada) e disse que eu podia passar <<cortesia>>. Acho que ele ficou sensibilizado... rs... e entrei de graça!! ^^

E valeu a pena, pois é como um enorme jardim botânico, mas com espaços cobertos (e outros não) para os animais. Muito melhor que o de Brasília!! Ganha de 10 a zero! Rsrsrs... No entanto, no começo do passeio, caiu uma chuvona com direito a trovoadas. E tive que enrolar na "casa dos macacos". E minha sombrinha quebrou!! ... Mas fui andando com outros com ela e conhecendo enquanto dava tempo, pois o Zoo fechava às 05h00 da tarde. Pena. Tava achando um ótimo passeio!! Acho que, se não tivesse chovido, tinha conseguido conhecer tudo (caminhando)...

Então, saindo do Zoo, vi um ônibus que parou perto da entrada, mas não havia saído ainda, porque uma senhora só tava depositando dinheiro na máquina, enquanto o trânsito ia ficando maior por trás rs... E aproveitei e peguei um roteiro ao lado da porta, mostrando o trajeto daquele ônibus e vi (que sorte!) que ele passava pelo Harlem e ia seguindo pela Downtown. BELEZA!! Além de Confortável!! ... E fiquei filmando e o bairro Bronx ficou registrado e outros trajetos.

Resolvi não descer na rua 125 para chegar logo no albergue, e deixei o ônibus seguindo pela Quinta Avenida. Saltei na rua 33 ou 34 (não lembro) e pensei em ir novamente para o Jack's World comprar café (que é gostoso) e, lá, são duas garrafas por 99 cents. Mas esqueci onde ficava. Sei que a store fica próxima a Penn Station, só que subi e não vi esse lugar. Acho que fica na 37, provável. Então, se der, vou amanhã.

Acabei passando em frente do K-Mart (algo como um hipermercado bem organizadinho). Só que não vi nada muito barato, nem sombrinha (guarda-chuva) com um bom preço e eu (burra) havia jogado a minha no lixo antes de entrar no K-Mart. E se quando eu sair daqui, amanhã, e chover?? Aff..... Mas acabei levando três litros de bebida (algo como o H2O - gosto leve de fruta com água e gás). Cada litro era 79 cents e eu trouxe pra cá três sabores diferentes. Tô terminando de tomar o de framboesa, mas lembra mais o água com gás com guaraná.

Bem... vou ver o que faço amanhã. Preciso de guarda-chuva e aqui tem muitos bonitos e baratos. De tudo que é jeito!! Como eu não precisei bancar nenhuma entrada hoje, o dinheiro vai para um novo guarda-chuva. ^^


*** Aproveitando: aviso que não achem que eu falo inglês fluente, pois não rola mesmo!! Estou enrolando pra caramba aqui e todo mundo se diverte! Principalmente EU!! Tipo: "Ei, você veio do Brasil?", "Sério, mas consegue me entender?", "Deixo eu repetir, não é isso, é assim, entendeu agora?" e "Está gostando?", "Veio para trabalho?" ou "Veio para estudar?"... e aí vai... rsrs. O bom que aqui é multicultural. Tá valendo tudo. Só não vale cara feia e todos saem ganhando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário